Vila Nova de São Bento

Spread the love

Porque a cultura tem raízes, os nossos queijos também têm.  A Queijaria Eira da Vila situa-se em Serpa, na actual freguesia cujo nome é:  União das freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo.

Vila Nova de São Bento é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Serpa, com 241,69 km² de área e 3.072 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 12,7 hab/km² (iremos actualizar esta infomação em breve).
Foi extinta e agregada à freguesia de Vale de Vargo, criando a União das freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo.

Foi elevada a vila em 19 de Abril de 1988; até aí, chamava-se Aldeia Nova de São Bento. O seu santo padroeiro é S. Bento e as suas festas anuais alternam entre os meses de Maio e Setembro.

Nota: Atualmente o concelho de Serpa é composto por três freguesias (Brinches, Pias e Vila Verde de Ficalho) e duas uniões de freguesias (União de Freguesias de Serpa e União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo). Esta estrutura existe desde 2013, depois de ter sido imposta a reorganização administrativa do território. Até então existiam sete freguesias: Brinches, Pias, Vila Verde de Ficalho, Vale de Vargo, Vila Nova de São Bento, Santa Maria e Salvador, sempre com um papel decisivo na estrutura do poder local democrático, pela proximidade à população e a capacidade de resolver de forma rápida e eficaz os problemas.

Festas e feiras

  • Festa de S. Sebastião, festa essencialmente religiosa, realizada no dia 20 de Janeiro, dia de São Sebastião e que inclui procissão e oferendas de ramos de laranjas a S. Sebastião, bolos, frangos, leitões, etc. Para além da missa, tem lugar uma procissão e um leilão das oferendas.
  • Festa das Santas Cruzes no início de Maio, inclui procissão (com rosmaninho espalhado no chão) ao Cruzeiro, onde há missa e por vezes garraida. Em diversas casas da vila é enfeitada uma divisão com a Santa Cruz, um altar em degraus coberto de tecido claro, normalmente com bordados e enfeitado com flores, figuras de culto e velas, culminado com a “Santa Cruz”. Os visitantes são bem recebidos e canta-se à Santa Cruz.
  • Feira anual no último fim de semana de Julho. A Feira foi criada em 1899 com a finalidade de manifestar a sua profunda adoração ao Santo Padroeiro desta freguesia.

Esta informação foi retirada da wikipedia e do site da Câmara Municipal de Serpa.

Brasão de Vale de Vargo

Leave a Reply