Hipócrates e o Queijo

Spread the love
Hipócrates a referir-se ao queijo

Uma pequena introdução de quem foi este sábio.

“Há 2 500 anos, no século V a.C., nasceu um homem que mudou o conceito de Medicina, transformando-a numa Ciência. Esse homem foi Hipócrates, considerado o “Pai da Medicina”. Nascido em Cós, onde a medicina estava em progresso na época, e pertencendo a uma linhagem de médicos, era quase inevitável que Hipócrates também se dedicasse à Medicina.

Segundo a sua biografia, Hipócrates recebeu os primeiros ensinamentos do pai e para completar sua formação, estudou Retórica e Filosofia. Tendo estudado nos dois maiores centros médicos da época, Cós e Cnidos, e sendo dotado de extraordinário espírito de observação e profunda dedicação ao trabalho, Hipócrates tornou-se o maior médico de sua época.

A sua fama como clínico começou em 430-429 a.C., durante a grande peste que assolou a cidade de Atenas.  A epidemia extinguiu-se depois de Hipócrates ter mandado acender fogueiras por toda a cidade.

Para alguns, Hipócrates partiu da observação de que os artesãos, obrigados por profissão a manter-se próximos do fogo, pareciam imunes ao contágio da doença. O sábio ordenou que se acendessem fogueiras como forma de estender a imunidade a toda a população.”

Fonte: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras/links/hipocrates.htm

Muitos outros ensinamentos que podemos absorver deste sábio dos sábios.

Leave a Reply