O queijo e as refeições no tempo do Império Romano

Spread the love
Jentaculum

“Mens Sana in Corpore Sano.”, Juvenal

O Queijo é dos alimentos que pode acompanhar todas as refeições e aparecer em todos os pecados de gula que possamos ter. Foi assim, é assim e será assim.

Segue um pequeno descritivo sobre as refeições no tempo do Império Romano.

Jentaculum

Os Romanos realizavam a primeira refeição do dia – o jentaculum – pouco tempo depois de se levantarem. Esta refeição era composta por pão, queijo, ovos e leite. O pão poderia ser embebido em vinho aquecido ou então regado com azeite e esfregado em alho. Quanto ao leite, o mais consumido era o de cabra ou de ovelha.

Durante a era do Império e por influência de alguns médicos, propagou-se o hábito de apenas tomar água de manhã.

Prandium

Por volta do meio-dia tomava-se, geralmente em pé (sine mesa), o prandium. Poderia incluir restos da comida do dia anterior, carnes frias, frutas e queijo. Não se tomava vinho durante essa refeição, pois ela era consumida no período em que eles estavam no trabalho.

Cena / Caena / Ceia

A cena era a principal refeição do dia e iniciava-se à trigésima décima hora, o que corresponde às quatro horas da tarde (os Romanos contavam as horas a partir do nascimento do sol), prolongando-se até de noite.

A cena dividia-se em três partes: gustatio (ou gustus ou promulsio), prima mensa e secunda mensa.

O gustatio era composto por uma série de aperitivos: comiam-se cogumelos, saladas, rábanos, couve, ovos (sendo inclusive aproveitado a sua casca e tendo como proveniência principal o ganso e ostras. Para beber, tomava-se o mulsum (daí esta parte da cena ser também chamada promulsio), que servia para abrir o apetite e ao qual se atribuía a capacidade de prolongar a vida.

A prima mensa era composta por vegetais e carnes. A secunda mensa consistia na sobremesa, na qual se serviam frutas ou bolos. Também há registos de queijos nesta parte da refeição.

Os mais abastados usavam esta última refeição, muitas vezes tornada num verdadeiro banquete,  para convidarem os Amigos e os Clientes.  (faz lembrar algo?)

Curiosamente Juvenal, um célebre poeta do tempo do Império Romano, dizia:

“Tomar a ceia mais cedo pode tornar-se um vício.”

Como nós gostamos de ter amigos à mesa. Pão, vinho e queijo, chega e basta.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gastronomia_da_Roma_Antiga

Imagens retiradas da web

Jentaculum

Pode ver os nossos queijos em www.queijariaeiradavila.pt. Temos uma loja online ou entre em contacto connosco.

Leave a Reply